No meio dos avondosos e espigosos campos da informação, estamos em contínua vigilância para descobrir MILHEIRICES, ou seja, ditos e feitos que resultam da conjugação de Petulâncias, Arrogâncias, Redundâncias, Vacilâncias, Ondulâncias, Implicâncias, Caganifâncias, Exorbitâncias e Sibilâncias – tudo substantivos aprovados pelos melhores filólogos –, e mais umas quantas ânsias e jactâncias, e que conduzem, inexoravelmente, a PARVOÍCES.

DO POLIGLOTA

Pessoas como eu, que têm experiência a telefonar para determinar isolamentos, e em muitos casos, sobretudo em Lisboa, temos uma enorme dificuldade em pronunciar o nome das pessoas, uma enorme dificuldade muitas vezes em comunicar. (…) Lisboa, como capital de um país, tem as suas próprias especificidades: em concelhos com mais de 100 nacionalidades como residentes, que são muito bem-vindos e gostamos muito dessa diversidade, mas que põe os seus desafios.

Rui Portugal, coordenador do Gabinete Regional de Intervenção para a Supressão da covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo, Jornal Económico (29/06/2020)

DAS COMPOTAS

Preferencialmente, deveremos limitar todas as celebrações e os contactos nesta quadra festiva ao agregado familiar com quem se habita, tendo contacto com os outros membros, tanto quanto possível, e desejavelmente, por meios digitais, por computador, por telefonemas, por visitas rápidas no quintal duns e doutros, no patamar das escadas do prédio duns e doutros, com uma troca simbólica duma compota que um fez, ou de algo que seja aprazível dum contacto humano, dum contacto de proximidade, mas com distanciamento físico.

Rui Portugal, subdirector-geral da Saúde (15/12/2020)

DO USO MODERADO DE ALUCINOGÉNIOS

Se estivermos juntos com agregados familiares não-co-habitantes, atenção às partilhas desses objectos, como, por exemplo, os talheres, os copos, etc.. Escusado será dizer que se pretende nestes convívios uma utilização moderada, racional, de tudo o que possam ser substâncias que possam trazer maiores afectividades.

Rui Portugal, subdirector-geral da Saúde (15/12/2020)

Todas as declarações transcritas foram confirmadas, em notícias da imprensa escrita, e/ou declarações gravadas na imprensa audiovisual.

Apoie o Farol XXI