Pedro Almeida Vieira | Engenheiro Biofísico e Economista

Pedro Almeida Vieira

Na plataforma Transparência dos Media da ERC, como responsável editorial do Polígrafo surge o nome de Ricardo Coelho Martins da Fonseca. Este nome não consta na ficha técnica do Polígrafo, e fui tentar saber quem era. Rapidamente, encontrei o seu perfil no Linkedin, muito profissional, aparecendo como antigo jornalista da Visão (1999-2013), auto-apresentando-se também como Partner (não sei o que é isto) no Polígrafo entre Setembro de 2018 e Março de 2021. Em simultâneo, surge também como Partner da empresa “B.creative media” desde Janeiro de 2014 até ao momento.

A “B.creative media” apresenta-se como “pioneira em Portugal numa nova linguagem que conjuga o melhor da estética cinematográfica, da técnica jornalística e das novas tecnologias e ferramentas digitais. Criamos narrativas multimédia. Contamos histórias – vivas, coloridas, humanas, com rostos e alma. Exclusivamente com técnicas de reportagem, damos a conhecer personagens e acontecimentos através de uma linguagem apelativa e cativante, sem nunca perder de vista o rigor jornalístico essencial para a credibilidade de qualquer conteúdo.”

Estamos bem a ver o que isto é…

A “B.creative media”, que tem como sócio a pessoa que surge como Responsável Editorial do Polígrafo, possui na sua carteira de clientes o Grupo José de Mello (viva, hospitais da CUF), a Câmara Municipal de Lisboa (Medina agrdece os serviços do Polígrafo), a Fundação Francisco Manuel dos Santos (o Polígrafo também tem aí parcerias), a EDP, o Novo Banco (maravilha!), a NOS (alô, alô, promotores da pandemia do pânico), Jerónimo Martins e diversos órgãos de comunicação, incluindo RTP e Lusa.

Aliás, por falar em Lusa, Ricardo Fonseca assinou, na companhia do seu parceiro da “B.creative medida” um contrato de prestação de serviços com a agência noticiosa nos últimos dias de 2018, poucos meses depois da criação do Polígrafo.

Porém, nesta altura, o contrato foi assinado em nome da empresa CONTA-ME HISTÓRIAS LIMITADA…

.., e é mesmo isso que o Polígrafo, Ricardo Fonseca, Fernando Esteves & seus Partners têm estado a fazer-nos nos últimos tempos: contar histórias…

E a ERC, enfim, a aceitar tudo isto… numa altura em que o Polígrafo se quer assumir como a Polícia da Verificação de Factos e da Verdade contra a Desinformação. Cuidemo-nos desta gente.

Nota:

Link do Linkedin de Ricardo Fonseca: https://www.linkedin.com/in/ricardo-fonseca-59083354/

Link dos clientes da B.creative media: http://www.bcreativemedia.pt/…/index.php/pt_pt/clientes/

Link do contrato da Conta-me Histórias Lda. com a Lusa: http://www.base.gov.pt/base2/rest/documentos/609201

Apoie o Farol XXI